Qual o papel da comunicação? Seria servir de PONTE entre as pessoas para que possam criar conexão entre elas? Se esse é o papel da comunicação, então quando não nos comunicamos corretamente estamos quebrando essa conexão com as pessoas, e o resultado desta falta de habilidade pode ocasionar uma série de problemas; falta de harmonia, desperdícios de tempo e dinheiro, improdutividade, enfim, poderíamos ficar falando o artigo inteiro dos problemas que podemos ter devido essa falta de habilidade de se comunicar.
O objetivo desse artigo é ajudá-lo a entender que existem algumas formas fáceis e que podem te ajudar a se comunicar muito melhor, com obtenção de muitos ganhos desenvolvendo essa habilidade.
Leia este artigo com a mente e o coração abertos e depois comece a colocar em prática o que você aprendeu. Então tenho certeza você vai se comunicar de maneira mais clara e eficaz.
“A comunicação interpessoal significa criar ponte. Ao interagir com os colaboradores, com os colegas ou com o chefe seu objetivo é construir relações pessoais e profissionais positivas e produtivas. ”
Lane Arredondo
ENTENDA SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Os estilos de aprendizagem podem ser, AUDITIVO, VISUAL E SINESTÉSICO. Cada pessoa tem um estilo de aprendizagem, isso quer dizer que ela tem facilidade de aprender com esse estilo. Quando você começar a conhecer esses estilos, vai entender porque algumas pessoas são mais fáceis de se comunicar e outras com mais dificuldades. Você vai entender qual a melhor maneira de se comunicar com pessoas que você tem dificuldades e vai conseguir criar uma ponte e se relacionar de uma maneira muito mais eficaz.
AUDITIVO – Pessoas que tem esse estilo de aprendizagem têm maior facilidade de aprender ouvindo, através de uma ligação telefônica ele entende perfeitamente o que a outra pessoa do outro lado está querendo dizer. Elas podem gravar uma aula para ouvir mais tarde facilitando sua habilidade de absorver a informação e aprender.
Pessoas assim, devem sempre que possível expressar oralmente suas dúvidas e comentários. Estimular atividades que possibilitem estabelecer um diálogo interno sobre os tópicos de estudos tratados. Desenhar atividades coletivas que incluam expressão oral, tais como brainstorming (“tempestade de ideias”), jogos e trabalhos em duplas ou trios.
VISUAL – Pessoas com esse estilo tem facilidade de aprender através de apresentações visuais, vídeos, faixas, livros, geralmente adoram gravar aulas fazendo vídeos e depois assistir. Eles conseguem visualizar com mais detalhes, definem rapidamente descrevendo o que visualizaram, pois tem facilidade de lembrar aquilo que viram .
Recomenda-se: Usar sempre gráficos, ilustrações e outros recursos visuais. Incluir esquemas, mapas mentais, anotações e resumos para auxiliar o aluno a representar visualmente conceitos abstratos. Deixar espaços em branco nos materiais didáticos para fazer anotações. Anotar em flip charts ou slides os principais pontos de uma apresentação oral. Em relação à comunicação, é uma boa idéia enfatizar, por meio da entonação, ritmo e altura da voz, os pontos chaves que possam ser registrados rapidamente por escrito. Além de disponibilizar informações textuais com ilustrações sempre que possível.
CINESTÉSICO – Os Cinestésicos são aqueles que precisam tocar, fazer, colocar a mão na massa para aprender ou entender, são pessoas que ao comprar um carro precisam fazer um teste dar uma volta com o carro para se decidirem se o carro faz seu estilo ou não. São pessoas que precisam aprender com exemplos fazendo testes e demonstrações. Proponha atividades que os levem a se movimentar fisicamente. Para facilitar a aprendizagem utilize marcadores coloridos para enfatizar postos-chaves em “flip-charts” e apresentações de slides. Comece a estimular e interagir com materiais escritos ou gráficos, usando canetas coloridas e recursos digitais como iluminadores. Comece a transferir informações de um suporte para outro, por exemplo, gravando a locução de um texto escrito, representando em diagramas uma palestra gravada etc.
2 – IDENTIFIQUE SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM
Para que você possa ter uma melhor conexão e se comunicar melhor é necessário saber os estilos de aprendizagem e não apenas isso, mas também utilizar a forma adequada com cada pessoa dependendo do seu estilo. O ideal é que você comece a se observar como aprende melhor e diga para a pessoa qual a maneira mais fácil que você entende. Você pode ajudar a outra pessoa a se comunicar melhor com você.
A partir de agora você será capaz de aprimorar cada vez mais sua comunicação com as pessoas e ainda poderá assumir as rédeas da situação, pois agora você sabe qual estilo de aprendizagem funciona melhor para você e para os outros, de modo que depende apenas de você aplicar esse novo aprendizado na forma como você se comunica para assumir o controle na forma como você se comunica em seus relacionamentos.
Reflexão:
O que aprender sobre estilos e aprendizagem pode fazer diferença na minha carreira?
Quais ganhos posso ter conhecendo e utilizando os estilos de aprendizagem?
Espero que possa ter contribuído com a sua leitura e que você possa cada vez mais aperfeiçoar a forma de se relacionar com as pessoas entendendo como você aprende com mais facilidade e facilitando a compreensão/aprendizagem do seu parceiro ter um ambiente feliz e harmonioso.
Ficarei muito feliz em poder contribuir com você e seus amigos, então compartilhe esse artigo ajude a melhorar a cada dia mais a comunicação assertiva entre as pessoas.
Grande abraço,
Originalmente publicado em Jora Brasil